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Instituição Assistencial L.Pollone - IALP

PEDAGOGIA

 

Por meio de sua equipe de professoras, sob a coordenação da Coordenadora Pedagógica, a INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL L. POLLONE elaborou a proposta de trabalho pedagógico para o exercício de 2013.  O Plano Político Pedagógico está baseado na proposta sócio-construtivista, que permite vivências por meio de atividades lúdicas, de jogos e recreações.


Busca-se desenvolver atividades que permitam registrar, relacionar, questionar, confrontar hipóteses e explorar, partindo do conhecimento prévio que a criança traz, bem como as experiências, hipóteses, habilidades que tem de seu meio social, concebendo-a “como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeito de direitos, um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserido”.


O trabalho é realizado numa abordagem interdisciplinar, objetivando a formação integral das crianças e sua integração e interação com a família.


O ambiente é organizado de modo que a criança possa construir seu saber de forma prazerosa, que seja desafiadora e valorize a capacidade de aprendizagem das crianças, respeitando o nível de desenvolvimento de cada um.


A grande maioria das atividades é realizada em grupo de modo a desenvolver o respeito mútuo, o sentimento de colaboração e a troca de conhecimentos.


Mediante avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano anterior, buscou-se melhorar a qualidade no atendimento pedagógico à criança, que é o foco central de nosso trabalho, atendendo às especificidades dos grupos e das famílias.


Deste modo, a aprendizagem ocorre de forma lúdica, com desafios e conflitos cognitivos, oportunidades de experiências sociais, representação de papéis, e vivências afetivo-emocionais, propiciando a autonomia, o prazer de aprender e de conviver, que colaborem para seu desenvolvimento integral.