logo ialp cor de fundo.jpg

Instituição Assistencial L.Pollone - IALP

Sem título.jpg

A Instituição Assistencial L. Pollone foi fundada em 25 de Dezembro de 1961, pelo empresário Piero Pollone. Em sua fundação a razão social era Instituição Assistencial “João Ramalho”. Seu foco de atendimento era o migrante que se encontrava desabrigado e desempregado caracterizando o morador de rua da região de Santo André.


A entidade fazia o atendimento de pernoite (Albergue Noturno), proporcionando aos moradores alimentação, vestuário, tratamento odontológico e encaminhamentos na área da saúde. Tinha também como objetivo encaminhá-los às agências de emprego com a perspectiva de re-inserir este cidadão no mercado de trabalho.

​Com o passar dos anos, a preocupação com as mudanças que ocorreram na área social, levou a diretoria a alterar o estatuto, em vista da realidade que já não era mais correspondida pelas propostas da época da fundação, ampliando assim as áreas de atuação da entidade. Neste mesmo período ocorreu a alteração da razão social para “Instituição Assistencial L. Pollone”.


As atividades começaram a percorrer vários segmentos como: Casa do Bem Estar do Menor, que atendia o adolescente que cometesse ato infracional, porém este projeto durou pouco tempo devido à falta de recursos para a sua manutenção, a Escola Oficina em 1972, que proporcionava cursos profissionalizantes direcionados a adolescentes objetivando seu ingresso no mercado de trabalho, em 1975 teve início às atividades do Corpo de Patrulheiros Mirins de Rio Grande da Serra que proporcionava ao adolescente curso profissionalizante como o de datilografia, desenho entre outros.


A entidade fundou ainda a unidade do segmento Creche no município de Rio Grande da Serra, no ano de 1982,a qual tinha como objetivo inicial atender aos filhos de funcionários da Indústria Pollone S/A. Esta unidade permaneceu em funcionamento até o ano de 2003. No ano de 1987,a Escola Oficina passa a atender crianças, tendo a denominação alterada para “Centro Infantil de Vila Luzita”. No ano de 2007 passa a chamar-se “Creche Comendador Piero Pollone”, em homenagem ao seu idealizador / fundador.
Atualmente a instituição possui duas unidades:

​​
Albergue Noturno: em funcionamento desde 23 de Novembro de 1963. Atende pessoas carentes em trânsito pela cidade e moradores de rua, fornecendo-lhes alimentação, roupas e calçados. Sob coordenação da Assistente Social, os atendidos são orientados e encaminhados a órgãos governamentais, hospitais e outras entidades assistenciais conforme a necessidade de cada cidadão. O albergue possui acomodação para atender 80 (oitenta) pessoas de ambos os sexos, por noite.

​​
Creche Comendador Piero Pollone: em funcionamento desde 05 de Setembro de 1987. Atende em tempo integral, das 7h30 às 16h30, duzentas crianças de 2 anos e sete meses a 5 anos e onze meses . Além das atividades pedagógicas, a entidade desenvolve programa socioeducativo voltado à saúde preventiva, educação alimentar, orientação e assistência aos pais e responsáveis pelas crianças e programa psicosocial e fonoaudiológico.


Para o desenvolvimento de suas atividades a Instituição L. Pollone conta com recursos do convênio firmado com Prefeitura Municipal de Santo André por meio da Secretaria Municipal da Educação e com o programa de saúde da criança e do adolescente, intermediado pela FEASA com a secretaria Municipal de saúde, além do apoio e parceria com o CMDCA, CMAS, BANCO DE ALIMENTOS, FORUM – 3ª Vara Criminal de Santo André – através de penas alternativas: doação de leite e cestas básicas.


Contamos também com a colaboração da comunidade, amigos, voluntários e simpatizantes da entidade.